Comidas: Bom, como não sei o que falar, peguei da CH...
1- PULAR REFEIÇÕES
Você é daquelas que ficam horas sem colocar nada na boca para economizar calorias? Estratégia furada. Quando ficamos muito tempo sem comer, o corpo pensa que está em situação de perigo e, então, passa a trabalhar mais devagar para guardar energia. Ou seja, você gasta menos e guarda tudo o que come. "O ideal é comer pouco a cada três horas", diz a nutricionista Mariana del Bosco, da clínica Zuleika Halpern, de São Paulo.
ANOTE: Sabe aquela amiga que vive de dieta e não consegue emagrecer? É o mecanismo de defesa do corpo em ação!
2- FAZER GINÁSTICA EM JEJUM
Malhar de barriga vazia deveria ser proibido por lei. Para fazer exercício, o corpo precisa da energia da glicose presente nos alimentos. "Sem essa substância, o organismo recorre aos aminoácidos dos músculos para ter força para malhar", explica Carlos Eduardo Ferreira, coordenador da academia Companhia Athlética de Campinas.
Resultado: o seu corpo queima músculo e não gordura. Se você estiver com açúcar no sangue, daí sim o corpo aos poucos vai queimar as reservas de gordura.
ANOTE: Antes de malhar, coma uma fruta, um sanduíche ou uma barra de cereal.
3- INVESTIR EM CREAM CRACKER Elas são sequinhas e fininhas. Pela aparência, qualquer um aposta que as bolachas cream cracker são superlight. Mas quem cai de boca nos biscoitos achando que está fazendo um lanche leve se engana. Cada um deles tem 31 calorias e o pacote inteiro 790.
"Além disso, o cream cracker tem gordura vegetal hidrogenada, a pior que existe", explica Daniela Silveira, nutricionista da Universidade Federal de São Paulo.
ANOTE: Se você não resiste ao crocante das bolachas, prefira as integrais, que são menos gordurosas e têm mais fibras.
4- ABUSAR DE PRODUTOS DIET E LIGHT
Produtos diet são normalmente sem açúcar, feitos para quem não pode consumir esse ingrediente. Isso não quer dizer que eles sejam pouco calóricos.
Chocolate diet, por exemplo, tem mais gordura e mais calorias do que o chocolate normal. Já produtos light geralmente são reduzidos em calorias. Mas não adianta se empolgar e comer o dobro. Você acaba consumindo as mesmas (ou mais) calorias.
ANOTE: Antes de optar por um alimento light, verifique o rótulo. Um achocolatado light tem cerca de 10 calorias a menos que o tradicional e custa o dobro. Vale?
5- PETISCAR FRUTAS SECAS E OLEAGINOSAS Você já deve ter ouvido falar que castanhas, amêndoas e afins fazem muito bem à saúde. É verdade. Mas essa família das frutas oleaginosas também é muito calórica. Uma única noz tem 35 calorias. Um punhado de amendoim tem 190. Se você comer 1 porção só, tudo bem. Mas quem é que pára no primeiro punhado?
ANOTE: As frutas secas também enganam. Uma ameixa seca tem 20 calorias e um figo seco 60. Elas têm muito açúcar e não dão muita saciedade. Prefira as naturais.
6- LIBERAR O QUEIJO BRANCO
Todo mundo acha que queijo branco tem poucas calorias. Todo mundo está errado. O queijo branco não está livre das gorduras e tem quase o mesmo tanto de calorias que o queijo prato. Então, não abuse de queijo branco achando que ele soma zero pontos à sua dieta e, quando você enjoar, substitua-o pelo prato sem dor na consciência.
ANOTE: 30 g de queijo branco (uma fatia de um dedo de largura) tem 65 calorias. A mesma quantidade de queijo prato (que são 2 fatias finas) tem 72 calorias.
7- ACREDITAR EM CEREAIS MATINAIS Existem cereais e cereais. Os com muita fibra costumam ser pouco calóricos e fazem um bem danado à saúde. Os (quase) sem fibra costumam ser deliciosos e... cheios de açúcar. Olha que pegadinha: você enche um pote de cereal matinal com leite, crente de que está fazendo um lanche megassaudável. Só que 3/4 de xícara (só isso!) de flocos de milho com açúcar, por exemplo, tem 130 calorias e menos que 1 grama de fibra.
ANOTE: No lanche, em vez de levar a caixa de cereais para a frente da TV, leve só 1 porção.
8- ABUSAR DOS SUCOS DE FRUTAS
Suco de fruta é muito saudável. Mas nem sempre é pouco calórico. Um suco de laranja, por exemplo, tem cerca de 140 calorias por copo. Tomar suco no lugar do lanche, tudo bem. O problema é quando a gente substitui água por suco e passa a tomar vários copos por dia (1 no café, 1 no meio da manhã, 2 na hora do almoço, outro à tarde e por aí vai...). Fez as contas? No fim do dia, lá se foram centenas de calorias.
ANOTE: Suco de caixinha normalmente já vem adoçado, o que o deixa ainda mais calórico.
9- COMER MAIS DEPOIS DO EXERCÍCIO Ok, você já malhou hoje, então tem direito a comer um monte sem culpa, certo? Errado. A gente tende a superestimar o gasto calórico da ginástica e a subestimar o tanto de calorias das refeições. No fim, a conta não fecha e a balança reclama. Um exemplo? Uma hora de musculação (pra valer!) gasta cerca de 350 calorias. Ou seja, basta um pote de açaí ou uma barra grande de chocolate para colocar todo o esforço a perder.
ANOTE: Depois da musculação, tome um lanche com proteínas (iogurte, queijo...). Se você fez treino aeróbico, reponha carboidrato (banana, pão...).
10- COMER FRUTAS À VONTADE Um prato de sobremesa cheio de frutas pode ter 400 calorias. "O recomendado para uma dieta equilibrada são três porções de fruta ao dia", diz Mariana del Bosco. Comer fruta é bem melhor do que se entupir de bolachas, mas abusar delas significa calorias extras. E fique esperta nas suas escolhas: quanto mais docinha e massuda, mais calórica é a fruta (caqui, uva e manga, por exemplo).
ANOTE: Algumas frutas têm gordura. São gorduras do bem, mas que pesam no prato. Um copo de abacate picado, por exemplo, tem 230 calorias.
Eles não são tão maus...
Há alimentos que parecem muito cruéis para a balança, mas que se consumidos com bom senso saem da lista de vilões. Algumas delícias doces e salgadas têm calorias razoáveis para um lanchinho. "Uma porção ao dia de um desses alimentos dá para matar a fome no lanche da tarde sem engordar", diz a nutricionista Samantha Macedo, da Equilibrium Consultoria em Nutrição.
Delícia/Calorias
Brigadeiro (1 unidade pequena) / 40
Quindim (1 unidade pequena) / 63
Polenguinho (1 unidade) / 66
Bombom Alpino (1 unidade) / 70
Banana (1 pequena) / 80
Esfiha (40 g) / 100
Bolo de chocolate (1 fatia média) / 113
Cookie integral de aveia (3 unidades) / 125
Choquito (1 unidade) / 128
Danette (140 g) / 140
AQUI!
Datas comemorativas: Como estamos em data ainda, vamos falar sobre as datas dos Santos:
Santo Antônio
- 13 de junho Entre os santos que mais são comemorados durante as festas juninas, Santo Antônio é com certeza o que m ais possui devotos espalhados pelo Brasil e também por Portugal.
Esse santo, que normalmente é representado carregando o menino Jesus em seus braços, ficou realmente conhecido como "casamenteiro"e é sempre o mais invocado para auxiliar moças solteiras a encontrarem seus noivos.
Em vários lugares do Brasil, há moças que chegam a realizar verdadeiras maldades com a imagem de Santo Antônio a fim de agilizarem seus pedidos.
Não são raras as jovens que colocam a imagem do santo de cabeça para baixo e dizem que só o colocam novamente na posição correta se lhes arrumar um namorado. Também separam-no do menino Jesus e prometem devolvê-lo depois de alcançarem o pedido. Na madrugada do dia 13 são realiazadas diversas simpatias com este intuito. Mas não é só o título de casamenteiro que Santo Antônio carrega. Ele também é conhecido por ajudar as pessoas a encontrarem objetos perdidos.
Padre Vieira, um jesuíta, definiu assim Santo Antônio em um sermão que realizou no Maranhão em 1663: "Se vos adoece o filho, Santo Antônio; se requereis o despacho, Santo Antônio; se perdeis a menor miudez de vossa casa, Santo Antônio; e, talvez, se quereis os bens alheios, Santo Antônio", disse Padre Vieira. Na tradição brasileira, o devoto de Santo Antônio gosta de ter sua imagem pequena para poder carregá-la. Por esse e tantos outros motivos que ele é considerado o "santo do milagres". Ainda com a tradição que são realizadas duas espécies de reza e festa em homenagem a Santo Antônio. A primeira delas, chamada "os responsos, é realizada quando o santo é invocado para achar coisas perdidas e a segunda, designada "trezena", é a cerimônia dedicada ao santo do dia 1 ao dia 13 de junho, com cânticos, fogos, comes e bebes e uma fogueira com o formato de um quadrado. Ainda há um outro costume que é muito praticado pela Igreja e pelos fiéis. Todo o dia 13 de junho, as igrejas distribuem aos pobres e afortunados os famosos pãezinhos de Santo Antônio. A tradição diz que o pãezinho deve ser guardado dentro de uma lata de mantimento, para a garantia de que não faltará comida durante todo o ano.
São João - 24 de junho
Outro santo muito comemorado no mês de junho é São João. Esse santo é o responsável pelo título de "santo festeiro", por isso, no dia 24 de junho, dia do seu nascimento, as festas são recheadas de muita dança, em especial o forró.
No Nordeste do País, existem muitas festas em homenagem a São João, que também é conhecido como protetor dos casados e enfermos, principalmente no que se refere a dores de cabeça e de garganta.
Alguns símbolos são conhecidos por remeterem ao nascimento de São João, como a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha e o majericão. Existe uma lenda que diz que os fogos de artifício soltados no dia 24 são "para acordar São João". A tradição acrescenta que ele adormece no seu dia, pois, se ficasse acordado vendo as fogueiras que são acesas em sua homenagem, não resistiria e desceria à terra. As fogueiras dedicadas a esse santo têm forma de uma pirâmide com a base arrendondada. O levantamento do mastro de São João se dá no anoitecer da véspera do dia 24. O mastro, composto por uma madeira resistente, roliça, uniforme e lisa, carrega uma bandeira que pode ter dois formatos, em triângulo com a imagem dos três santos, São João, Santo Antônio e São Pedro; ou em forma de caixa, com apenas a figura de São João do carneirinho. A bandeira é colocada no topo do mastro. O responsável pelo mastro, que é chamado de "capitão" deve, juntamente com o "alferes da bandeira", responsável pela mesma, sair da véspera do dia em direção ao local onde será levantado o mastro. Contra a tradição que a bandeira deve ser colocada por uma criança que lembre as feições do santo. O levantamento é acompanhado pelos devotos e por um padre que realiza as orações e benze o mastro. Uma outra tradição muito comum é a lavagem do santo, que é feita por seu padrinho, pessoa que está pagando por alguma graça alcançada. A lavagem geralmente é feita à meia-noite da véspera do dia 24 em um rio, riacho, lagoa ou córrego. O padrinho recebe da madrinha a imagem do santo e lava-o com uma cuia, caneca ou concha. Depois da lavagem , o padrinho entrega a imagem à madrinha que a seca com uma toalha de linho. Durante a lavagem é comum lavar os pés, rosto e mãos dos santos com o intuito de proteção, porém, diz a tradição que se alguma pessoa olhar a imagem de São João refletida na água iluminada pelas velas da procissão, não estará vivo para a procissão do ano seguinte.
E agora, o que ainda está por vir: São Pedro - 29 de junho
O guardião das portas do céu é também considerado o protetor das viúvas e dos pescadores. São Pedro foi um dos doze apóstolos e o dia 29 de junho foi dedicado a ele. Como o dia 29 também marca o encerramento das comemorações juninas, é nesse dia que há o roubo do mastro de São João, que só será devolvido no final de semana mais próximo. Mas como as comemorações juninas perduram alguns dias, as pessoas dizem que no dia de São Pedro já estão muito cansadas e não têm resistência para grandes folias, sendo os fogos e o pau-de-sebo as principais atrações da festa. A fogueira de São Pedro tem forma triangular. No dia 29 de junho todo homem que tiver Pedro ligado ao seu nome dece acender fogueiras nas portas de suas casas e, se alguém amarrar uma fita em uma pessoa de nome Pedro, este se vê na obrigação de dar um presente ou pagar uma bebida à pessoa que o amarrou. |
Escola: Eu já, mas tem gente que ainda não terminou as provas. Agora é fim de semestre e ninguém quer ficar na escola nas férias né? Então vou tentar ajudar com algumas diquinhas:
- Anotações: Acho que muitos conhecem essa, de anotar tópicos em bloquinhos de papel, né? Como datas, nomes importantes... Ou até palavras que façam lembrar da matéria. No dia da prova, você não vai poder usar, mas ajuda na hora de ESTUDAR!!!
- Estudar bem: Começar a estudar na véspera, é pedir pra abaixar as notas, né? Porque não, quem sabe, começar a estudar uma semana antes? Para você não precisar se matar. Estudar de pouco em pouco, e na véspera, só dar uma relida? Eu comecei a fazer isso e minhas notas aumentaram bastante.
- Concentração: Desligar o celular na hora de estudar... Oh, se ajuda. Desligue e o coloque longe, para carregar, que seja. Pedir para os pais abaixarem o volume da TV e da conversa, serve! Mas, o PC, pode deixar ligado. Mas não pra entrar no face, mas sim para pesquisar e enriquecer a sabedoria quando tiver dúvidas.
- Na hora da prova: É a hora! Você fica nervoso, começa a suar, esquecer... PARA! Não faz isso com você! Porque, que ao invés disso, você não faz tudo o que lembra e faz as que não lembra por último? Force um pouco, fique bem concentrado e determinado, pensamento positivo!
Lindas, né? Gostaram do post? Espero que sim! Beijos, Luuh!
Nenhum comentário:
Postar um comentário